O elemento Água também é fluido, porém sofre a ação da gravidade, então precisa de uma forma que o contenha, sendo a água o conteúdo e a forma o continente.

A Água é sinônimo do sentimento, afeto, sensibilidade, inspiração, plasticidade, nutrição, limpeza e purificação. Também é da inocência, da passividade, da fertilização, dissolução, condução, penetração e produz a liga, a conexão entre duas matérias.
O elemento Água possui as qualidades primitivas Frio e Úmido, que é a combinação da interiorização e contemplação com a delicadeza e a sensibilidade. Desta forma, produz um movimento de contração fluida, produzindo pessoas permeáveis e impressionáveis com o que se passa em seu redor.
Os Signos do Elemento Água – Tipo psicológico
O tipo psicológico do Água é o do Sentimento / Emoção, que é altamente avaliadora, aceitando ou rejeitando uma ideia caso a classifique como agradável ou desagradável. Essas pessoas concentram sua atenção para as questões emocionais, pela subjetividade, com sentimentos relacionados com experiências anteriores.
O Humor do elemento Água é o Fleumático / Linfático. Este humor produz um efeito deixando o indivíduo calmo, tranquilo, prudente, que gostam da rotina e vivem de acordo com as regras estabelecidas. Eles são apáticos, acomodados, conservadores, contemplativos, indecisos, inseguros, introvertidos, impassíveis e conformados.
Tales de Mileto afirmava que todas as matérias derivam de um substrato essencial, todas tem uma alma universal que é a Água. Ele baseou as suas conclusões por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Assim sendo, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas.

Passaremos a comentar agora sobre os signos do elemento Água, que são Câncer, Escorpião e Peixes.
Os Signos do Elemento Água – Câncer
Câncer é o signo de Água da modalidade Cardinal, aquela que dispõe ao movimento, devido a sua força mental e sua sensibilidade. Indica o início de processos, dispõe sobre a iniciativa e provoca os acontecimentos. Marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte e o de Inverno no hemisfério Sul.
Câncer é análogo a maternidade, a gestação, a amamentação, a tenra infância, o lar, a família, a memória, a História, o povo, o folclore, a Pátria. Também indica o romantismo, os sonhadores, os sentimentais, a imaginação, as fantasias, a poesia, a suscetibilidade, a fecundidade.
Seu destino é proporcionar nutrição e a proteção tanto material como afetiva aos seus entes queridos, o apego ao passado e as tradições, a educação, a transmissão dos costumes familiares.

Seu metal é a Prata.
As partes do corpo são o Estomago e os Seios.
O verbo é “Eu Sinto”.
Câncer é regido pela Lua, mitologicamente análogos a Artêmis / Diana, a irmã de Apolo e também a Selene, a personificação de nosso satélite.

Favorece a riqueza de sentimentos e afetos, a suavidade, a ternura, a dedicação, o amor materno, o apego, o saudosismo, as mudanças de humor, a reatividade.
Os Signos do Elemento Água – Escorpião
Escorpião é o signo de Água da modalidade Fixa, aquela busca a elaboração daquilo que foi iniciado, a concentração em um único objetivo. Traz consigo a persistência, o aprofundamento, a obstinação, a investigação, a transformação, a transmutação, a morte e o renascimento, a angústia de viver.
Tem analogia com o erotismo, a sedução, a sexualidade, o magnetismo, a inquietação, os mistérios, a identificação com os valores dos outros, as heranças. Também tem relação com a eliminação do que não nos serve mais, a depuração do ego visando alcançar um nível mais elevado, emoções e vivencias profundas.
Seu destino é a luta perpétua contra as adversidades ou um drama sempre recomeçado, uma ambição e uma necessidade de poder e controle sem limite.

Seu metal é o Plutônio.
As partes do corpo são o nariz, os órgãos sexuais e o ânus.
O verbo é “Eu Controlo”.
Escorpião é regido pelo planeta Plutão (Hades), irmão de Zeus / Júpiter e Senhor do mundo Inferior ou dos Mortos. Possuía um capacete com o qual se tornava invisível.

Este planeta tem relação com a julgamento das almas, os poderes psíquicos, a revelação do que está oculto seja material ou psicológico, iniciações ou ritos de passagem, as forças inconscientes e profundas.
Os Signos do Elemento Água – Peixes
Peixes é o signo de Água da Mutável, aquela que dispõe a adaptabilidade, ao ritmo, a oscilação, a flexibilidade, a versatilidade, ao ecletismo. Peixes indica o arquétipo da dissolução e da integração universal, o infinito, a devoção, a fé, o misticismo, a mediunidade, os sensitivos, a compaixão, a bondade e a caridade.
Tem analogia com o desejo de escapar do mundo das limitações do cotidiano através da imaginação, da meditação ou do uso de substâncias alucinógenas. Indica o desapego dos bens materiais, a generosidade, os sonhos, a música e as artes, a inspiração, as bebidas, as drogas, o asilo, os hospitais e os hospícios.
Seu destino é uma existência instável que começa com o rebaixamento do Ego, quando o auto sacrifício o conduz a uma vida plena e fecunda.

Seu metal é o Estanho.
As partes do corpo são os Pés.
O verbo é “Eu Creio”.
Peixes é regido pelo planeta Netuno (Poseidon), irmão de Zeus / Júpiter e Senhor dos Mares e Oceanos. Possuía um tridente com o qual produzia terremotos e maremotos.

Simboliza a religiosidade, a espiritualidade, o ocultismo, o amor universal, a fantasia, a contemplação, incenso e perfumes, fotografia e cinema, o velar e o revelar.